Se o técnico espanhol que orienta a turma das quinas vai para o Europeu de 2024 com Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício, a verdade é que neste poderia estar o nome de Anthony Lopes. O guarda-redes do Lyon não consta do lote final de escolhas de Roberto Martínez.
Onze grandes ausências nos convocados de Portugal para o Euro2024
Quem também não está mas poderia estar é Pedro Gonçalves. O transmontano que é uma das figuras do campeão Sporting continua sem convencer Roberto Martínez.
Assim, ‘Pote’ prossegue a travessia no ‘desorto’ entre as apostas dos selecionadores nacionais. E se há quem diga que “este selecionador não gosta do Sporting”, Nuno Santos é um nome que dá força a quem alinha por esta ideia.
O esquerdino, que deu um forte contributo para o Sporting ser campeão, não entra nos eleitos de Roberto Martínez. Apesar de ter manifestado esse desejo, recentemente, Nuno Santos está fora do Campeonato da Europa de 2024.
De Alvalade poderia seguir também o senhor que se segue: Francisco Trincão. O minhoto realizou uma temporada de destaque no Sporting, mas foi insuficiente para convencer Roberto Martínez a levá-lo para o torneio de seleções de verão.
Leão ‘magro’ nos convocados
Com ligação a Alvalade mas não sendo já jogador do Sporting está outro nome que é ausência notada e que poderia estar entre os eleitos. Matheus Nunes, do Manchester City, não cabe na convocatória de 26 nomes chamados por Roberto Martínez.
No Minho também se procuram explicações para algumas ausências, sobretudo no berço que embala a nacionalidade. Jota Silva viveu nos últimos meses um verdadeiro conto de encantar. Chamado à Seleção Nacional por Roberto Martínez, o jovem gondomarense estreou-se no Estádio D. Afonso Henriques.
Apesar dos elogios que a exibição lhe valeram, Roberto Martínez deixa de fora Jota Silva, numa lista que também não tem o capitão do SC Braga Ricardo Horta. De resto, Roberto Martínez até assumiu que lhe custa deixar de fora o jogador bracarense.
“O único jogador a quem liguei foi o Ricardo Horta, porque fiquei realmente triste por não ter feito parte”, disse Roberto Martínez, em declarações aos jornalistas, após anunciar os convocados para o Euro2024.
Sem o ‘motorzinho’ que ‘bate bem’
E se a Seleção Nacional jogará este torneio no chamado ‘motor da Europa’, a Alemanha, o ‘motorzinho’ não segue viagem. Apesar de já não ser um jovem, João Moutinho continua a ser um ‘seguro de vida’, que o diga o SC Braga nesta época.
O internacional português, uma das estrelas da campanha inesquecível de 2016, está fora da Seleção Nacional há vários jogos. Embora a sua ausência seja frequente nos últimos encontros da turma das quinas, ainda restavam esperanças de que Moutinho fosse chamado. ‘Anda Moutinho que bates bem’, disse Ronaldo no Euro2016. Em 2024, o capitão da equipa nacional não poderá repetir a frase em campo.
Fora de campo está também o portista João Mário. Ainda que não tenha sido utilizado com a frequência desejada por Sérgio Conceição, João Mário mostrou sempre rendimento de dragão ao peito. Por isso, o seu nome foi colocado entre as possibilidades.
Longe da viagem entre os convocados está também Bruma. Apesar de se ter mostrando recentemente na Seleção, o ‘balão’ de Bruma não enchou o suficiente para convencer o técnico Roberto Martínez a entrar no lote de eleitos para o Campeonato da Europa.
Outro dos nomes que não consta mas entraria neste lote, eventualmente, se estivesse em condições físicas é Raphaël Guerreiro. O esquerdino do Bayern tem enfrentado problemas físicos e por isso não estará como jogador no Campeonato da Europa, que se vai jogar nos palcos da Bundesliga, um campeonato que conhece perfeitamente.
[Entre os convocados podem haver novidades nas próximas semanas, motivadas por eventuais lesões]
Convocados da Seleção Nacional para o Euro2024
Guarda-redes: Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício
Defesas: António Silva, Danilo, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, João Cancelo, Nélson Semedo, Nuno Mendes, Pepe e Rúben Dias
Médios: Bruno Fernandes, João Neves, João Palhinha, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e Bernardo Silva
Avançados: Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, Francisco Conceição, Gonçalo Ramos, João Félix, Pedro Neto e Rafael Leão
[Fotos reprodução Youtube FPF]