O FC Porto sagrou-se novamente campeão de Portugal, pela terceira vez consecutiva. Esta é a 27ª vez que os portistas erguem o maior troféu nacional, ficando agora a 5 campeonatos de alcançar o Benfica na lista dos clubes com mais campeonatos nacionais. Nas contas finais do campeonato, o destaque vai principalmente para a emoção até à última jornada, onde o Benfica se deixou alcançar, ultrapassar e derrubar pelo Porto que venceu em Paços de Ferreira.
A equipa da capital do móvel é sem dúvida a sensação do campeonato. O Paços conseguiu um histórico terceiro lugar e um lugar no dificílimo playoff da Champions League onde poderá encontrar nomes como Arsenal, Schalke 04 ou AC Milan.
Os restantes lugares europeus (Liga Europa) serão ocupados pelo Sp. Braga, que se tornou já um habitué na UEFA e ainda para a outra equipa surpresa do campeonato, o Estoril. O Estoril teve um papel determinante no campeonato ao roubar dois preciosos pontos na Luz na reta final do campeonato e ao deixar para trás, e impedindo mesmo, a equipa de Alvalade de se apurar para um lugar europeu. Sporting e Beira-Mar que terão sido as desilusões do campeonato, os leões porque estão fora de qualquer prova europeia e o Beira-Mar porque representa uma grande cidade com um estádio de primeira e com tudo a ganhar na última jornada, pouco ou nada lutou para bater o Sporting em Aveiro na última jornada.
A nível individual destaque para Jackson Martinez que em época de estreia foi o melhor marcador da Primeira Liga, com 26 golos. Destaque também para Nemanja Matić, o sérvio foi aposta de Jorge Jesus no meio-campo encarnado, depois da saída do “insubstituível” Javí Garcia. Matić superou todas as expetativas e ao lado de Jackson podemos considerá-los como as revelações do campeonato.
Em 2013-2014, Moreirense e Beira-Mar estarão na Segunda Liga, enquanto que o Belenenses e o surpreendente Arouca se juntarão aos grandes do futebol nacional.
Rematamos o final do campeonato com a festa dos campeões, parabéns FC Porto.