“Que Vieira não padeça de qualquer problema de saúde”, comenta Rui Pinto  

“Que Vieira não padeça de qualquer problema de saúde”, comenta Rui Pinto   

Rui Pinto, criador do Football Leaks, fez esta noite um comentário sobre a audição de Luís Filipe Vieira na comissão parlamentar de inquérito sobre o Novo Banco, prevista para amanhã à tarde.



Nas redes sociais, Rui Pinto aludiu ao problema de saúde que impediu o dirigente desportivo, que vai ser ouvido pelos deputados na qualidade de líder da empresa Promovalor, de ser ouvido na primeira data apontada, uma vez que tinha agendada uma consulta médica.

“Desejo encarecidamente que Luis Filipe Vieira não padeça de qualquer problema de saúde até ao final do dia de amanhã”, escreveu Rui Pinto, salientando que “esse cidadão terá muito para explicar” na comissão parlamentar de inquérito.

Vieira foi chamado ao Parlamento para explicar as dívidas da empresa Promovalor ao Novo Banco, no âmbito da resolução do antigo Banco Espírito Santo (BES). De acordo com as auditorias ao Novo Banco, a Promovalor, firma imobiliária que era liderada por Luís Filipe Vieira, era uma das maiores devedoras ao BES, tendo provocado perdas superiores a 225 milhões de euros ao banco.

Na mesma comissão parlamentar de inquérito foi já ouvido Nuno Gaioso Ribeiro, gestor da C2 Capital Partners e antigo vice-presidente do Benfica e antigo administrador da SAD encarnada. Essa audição teve por base os créditos em dívida ao Novo Banco que a C2 Capital Partners comprou à Promovalor.

Outras personalidades a ser ouvidas na mesma comissão parlamentar de inquérito são Nuno Vasconcellos (Ongoing), João Gama Leão (Prebuild) e Bernardo Moniz da Maia. Entre os grandes devedores do Novo Banco encontram-se ainda a Martifer, o construtor José Guilherme, ou o empresário José Berardo.

“Algumas destas pessoas já foram contactadas e demonstraram total disponibilidade. Já com outros o contacto está a ser difícil, mas contamos que será levado a bom porto”, adiantou o presidente da comissão, Fernando Negrão, em declarações à Lusa, ainda em meados de abril.

Este texto foi originalmente publicado em: https://bancada.pt/futebol/portugal/que-vieira-nao-padeca-de-qualquer-problema-de-saude-comenta-rui-pinto